Pela primeira vez, Santa Maria vai ser uma das cidades sede do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio, promovido pelo Instituto de Educação do Agronegócio (I-Uma) com apoio técnico da Emater. A 5ª etapa do evento ocorre terça-feira, das 13h30min às 17h, na sede do Sindicato Rural, com entrada franca. O foco do circuito é promover o debate sobre o gerenciamento e planejamento sobre o agronegócio. Apesar de ser gratuito, a I-Uma solicita inscrições para os participantes, que podem ser feitas antecipadamente pelo site www.iumaeventos.com.br, ou no dia do evento, das 13h30min às 14h.
São esperadas de 120 a 150 pessoas como ouvintes dos três painéis, que tratarão temas como holding rural, gestão sustentável da agricultura familiar e entraves no mercado de carne bovina. O advogado Alexandre Martini é um dos palestrantes do evento e diz que é muito importante os produtores da região aproveitarem a oportunidade.
Preço do arroz sofre queda, e da soja está valorizado
- Este evento ocorre há anos por todo o Estado e é a primeira vez que terá uma etapa em Santa Maria. Nossa cidade é muito carente de informações na área do agronegócio e acho que a participação for alta, há chances de entrarmos como cidade fixa do circuito - avalia Martini.
Durante o evento, o advogado vai palestrar sobre holding rural, que trata da proteção de patrimônio e planejamento sucessório.
RESULTADOS
Outro painel será sobre o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar da Emater/RS-Ascar, com o assistente técnico regional do escritório de Santa Maria, Pedro Urubatan Neto da Costa. Ele conta que a palestra vai apresentar o que é o programa e também um caso de sucesso de uma família atendida pelo projeto.
Costa avalia que qualquer evento que agregue conhecimento é favorável para a cidade e fica feliz de ser um dos painelistas da 5ª etapa do Circuito. O médico veterinário Ricardo Machado vai palestrar junto com Costa neste painel.
Desde 2014, o Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio percorre o Rio Grande do Sul. Nestes cinco anos, 11 macrorregiões já receberam etapas do evento, com abrangência a 270 municípios gaúchos.
Área de trigo deve cair quase 30% na Região Central
Antes de chegar a Santa Maria, o evento teve quatro etapas que ocorreram em São Gabriel, Passo Fundo, Bagé e Santa Cruz do Sul. Depois da 5ª etapa, amanhã em Santa Maria, o Circuito terá a última fase, dia 18 de setembro, em Teutônia. Os municípios que sediam o evento são escolhidos de acordo com a representatividade das cadeias produtivas locais no setor de agronegócio.
SERVIÇO
- O Quê - 5ª Etapa do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio
- Quando - Amanhã, das 13h30min às 17h
- Onde - Sindicato Rural de Santa Maria (Rua Appel, 475)
- Quanto - Entrada franca
- Inscrição - No www.iumaeventos.com.br ou no dia do evento, no local
- Mais informações - (55) 3221-7961
PROGRAMAÇÃO
- Credenciamento - Das 13h30min às 14h
- Solenidade de abertura - 14h
PAINEL 1
- Holding Rural - Um mecanismo eficaz para a proteção patrimonial, redução tributária e planejamento sucessório
- Palestrantes - Alexandre Jaenisch Martini (vice-presidente jurídico da Associação Rural de Santa Maria e Sócio Fundador do MMT Advogados Associados) e Felipe José Tonel de Medeiros (sócio fundador da MMT Advogados Associados)
PAINEL 2
- Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar da Emater/RS-Asca
- Palestrantes - Pedro Urubatan Neto da Costa (agrônomo e assistente técnico regional da Emater/RS de Santa Maria) e Ricardo Machado (médico veterinário)
PAINEL 3
- Perspectivas para o mercado da carne bovina - entraves e oportunidades
- Palestrante - Fábio Schuler Medeiros (gerente sênior nacional do Programa Carne Angus Certificada da Associação Brasileira de Angus)